domingo, 27 de julho de 2025

Rota cultural pelos países bálticos com bicicleta #12

O Museu das Ocupações e Lutas pela Liberdade, em Vilnius, é um lugar esclarecedor do sofrimento das ocupações, não só e em particular sobre judeus e ciganos, para todas as pessoas que se lhes oponham.
Está na antiga prisão e prédio do KGB; partilha também o nascimento e derrota militar do movimento partisan de independência.

 

Da sala de fuzilamentos, às de tortura, das micro “salas” de castigo onde quase só se conseguia estar em pé, às salas em que os presos eram colocados numa pequena plataforma circular de onde se saíssem ficavam dentro de água gelada, acabo por ficar surpreendido por tanta imaginação na maldade e ódio “humano” - mesmo depois de ter visitado 4 campos de concentração nazi fascista.

Fotos de crâneos com tiros na cabeça 

 
De tarde estive solidário no protesto de refugiados bielorrussos pela libertação da prisão de centenas de pessoas, ou milhares, que se opõem a este regime e lutam pela democracia.

 

O dia 27 de julho tem um significado histórico especial na Bielorrússia: “foi nesta data, em 1990, que o país proclamou a sua Declaração de Soberania, marcando um passo decisivo rumo à independência da então República Socialista Soviética da Bielorrússia.
Por que essa data é marcante?
- Representa o início da transição da Bielorrússia para um estado soberano e independente.
- A declaração afirmava o direito da Bielorrússia de determinar seu próprio destino político, econômico e cultural.
- Embora a independência formal tenha sido reconhecida em dezembro de 1991, o 27 de julho é visto como o nascimento da soberania nacional.
- Oficialmente, o Dia da Independência é celebrado em 3 de julho, data da libertação de Minsk dos nazi fascistas em 1944.”
Por tudo isto, a publicação é só sobre estes temas e as fotos de hoje estão em cinzento.
Vítor Franco

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rota cultural pelos países bálticos com bicicleta #17 e última

Se há mensagem que ainda pode elucidar a vivência destes povos é esta que partilho neste vídeo. Ouçam e vejam. E pensem, pensem o que podem ...