segunda-feira, 24 de julho de 2017

Ah Ah Ah quem não gosta de beijos… Em Milão...

Até hoje viajei três vezes a Itália. A primeira fiquei só em Roma, a segunda fiz parte do norte italiano e a terceira a região da Toscânia. Calculo que irei pelo menos mais três, para fazer as Dolomitas, o sul e as ilhas… Haja dinheiro e saúde…
Uma conversa de hoje com uma amiga suscitou-me a contar algumas experiências de Itália. Este post tem apenas algumas notas.
A pesquisa começou com uns meses de antecedência e alguns sites como http://www.keviagem.com  http://www.viajenaviagem.com/ http://www.joaoleitao.com/viagens/italia/ foram ajuda. Aí ficou claro a opção: https://www.airbnb.pt para dormir e http://www.trenitalia.pt/ para me mover. Esta viagem durou 12 dias, com avião pré comprado em três meses para Milão e volta de Veneza depois do carnaval.
Algumas opções que uso para viajar mais barato passam por comprar pela net com bastante antecedência (eu recomendo fazer cartões de crédito virtuais de utilização única através do mbnet ou na app Mbway), não dormir em hotéis mas sim em hostel ou quarto alugado no airbnb que costuma ter a vantagem de poderes utilizar a cozinha da pessoa que te hospeda.
A opção foi fazer: Lisboa-Milão, visitar Milão, Milão - Turim - Milão, Milão - Lago Garda - Milão, Milão - Verona - Vicenza, Vicenza - Pádua - Vicenza, Vicenza - Veneza Mestre, Veneza - Lisboa.
Foyer do La Scala, quase o único lugar permitido a fotografar
Imagem daqui: http://www.limelightmagazine.com.au/news/la-scala-tells-casually-dressed-go-hm 
Eu diria que Milão é a cidade da burguesia italiana: um dos sonhos era assistir à ópera na “sua Meca” o La Scala, de inspiração neoclássica, de Giuseppe Piermarini, – preços super proibitivos – a opção foi pagar 7 euros para ver o museu e poder entrar num dos camarotes só para olhar e “polícia” atrás para não fotografar, a cidades dos preços híper inflacionados, da ostentação da riqueza extrema…


Na linda Galeria Vítor Emanuele II podes comprar um casaco por três meses de salário 

mas também podes ir pisar e rodar sobre os testículos do touro que te irá dar sorte e saúde 😉

Na linda Piazza del Duomo podes visitar uma linda Catedral e subir aos seus telhados, imaginas centenas de pessoas andando pelos telhados? De estilo gótico conta com uns 600 anitos…
Mas valeu, com meses de antecedência comprei entrada para visitar o fresco a “Última Ceia” que o genioso Leonardo da Vinci pintou no refeitório dos frades do convento de Santa Maria Delle Grazie; 

um bilhete comprado via net (Clique aqui) com dois meses de antecedência para estar 15 minutos a admirar a obra do mestre, 15 minutos depois rua!
Clique na imagem e veja na wikipédia informações sobre esta obra
Aqui podes ver um filme explicativo da obra


Milão é também o lugar da Pinacoteca de Brera (www.pinacotecabrera.org) uma visita imperdível e um dos meus quadros favoritos “O Beijo”. Ah Ah Ah quem não gosta de beijos…
Clique na imagem e veja o quadro em alta definição.
 O Beijo, de Francesco Hayez

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pereiro, onde as casas morrem com as pessoas!

O bairro do Pereiro foi o da minha criação, assim diria a minha mãe. A senhora Alice tinha uma mercearia no Largo dos Capuchos, mais conheci...