segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Não tenhas receio de viajar sozinho... Anda arranca!

Fazer o Caminho de Santiago em “modo solitário” foi uma agradável experiência.
Ao fazê-lo tens de planear, prevenir, pensar… Ganhas autoconfiança, valorizas o lado positivo das coisas e no fim chegas à conclusão de que não é difícil. A tua autoestima fica mais forte!
Mas fazer o Caminho a solo não quer dizer que estejas sempre sozinho, se tiveres mente e espírito aberto, seres alegre e fraterno vais encontrar um vasto leque de pessoas interessantes.
"Deixa que elas se sentem contigo."

Também podemos encarar a nossa vida assim e, estou convencido, se o fizermos ela correrá melhor!
No Caminho encontrei pessoas muito interessantes:
- Um grupo de jovens que me disse estar a fazer o Caminho em sentido inverso com destino a Jerusalém para apelar à paz – é com pena que direi que é caminhada ingrata – Israel não cederá à vontade do grupo e deixará de oprimir os palestinianos;

- Um grupo de catalães adeptos [como eu] do direito à independência da Catalunha, pessoas alegres e cultas com quem travei boas conversas e ainda hoje recordo as suas palmas quando subia ao Alto de S. Roque;

- Um casal de jovens, de Burgos, com quem brinquei na temerosa subida de Cebreiro e que chegados ao Alto se juntaram numa sopa galega comigo (..) e o Li, um caminhante chinês;


De todos e todas ficaram boas recordações, de momentos efémeros é verdade, mas até a nossa vida individual é efémera…
Viajar a solo é um desafio, enfrenta-o!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pereiro, onde as casas morrem com as pessoas!

O bairro do Pereiro foi o da minha criação, assim diria a minha mãe. A senhora Alice tinha uma mercearia no Largo dos Capuchos, mais conheci...