domingo, 16 de julho de 2017

León, a "loucura" da procissão de páscoa

As fotos "mais religiosas" do Caminho de Santiago: quatro fotos da procissão de León com as tradicionais confrarias transportando pesadíssimos andores e imagens da Catedral de Astorga e Santiago. Construída sobre outras, a atual é do século XV, é dedicada a Stª Maria e sede episcopal. As suas fases de construção mostram estilos e arquitetos distintos: algumas naves e capelas em estilo gótico, algumas outras em estilo renascentista e a fachada principal em barroco, reconstruída sobre a anterior no século XVIII em estilo barroco. E um curioso, talvez único, relógio que funciona segundo as fases da lua [segundo percebi] e marca as 24 horas do dia. Segue-se uma foto do palácio episcopal do grande Gaudí. Por fim algumas fotos do interior da Catedral de Santiago.

Diz a wikipédia:
"Leão (em espanhol: León; em leonês: Llión) é um município da Espanha, capital da província homônima, na comunidade autónoma de Castela e Leão, noroeste da Espanha. Tem 39,2 km² de área e em 2016 tinha 126 192 habitantes (densidade: 3 219,2 hab./km²).[1] É o município mais populoso da província, perfazendo um quarto da sua população.[2]
Leão é famosa por sua catedral gótica, e por diversos outros monumentos e edifícios, como a Basílica de Santo Isidoro, onde está o Panteão Real, o mausoléu ricamente decorado no qual foi enterrada a família real do reino medieval de Leão (Leão), e que também possui uma das melhores coleções do mundo de pinturas românicas; a Casa de Botines, uma das primeiras obras do arquiteto catalão Antoni Gaudí, ocupada atualmente por um banco; o Mosteiro de São Marcos, originalmente a sede da Ordem Militar de Santiago, construída no século XVI; ou o novo MUSAC, Museu de Arte Contemporânea de Castela e Leão.
Conhecida por suas fiestas, como as realizadas durante a Páscoa, as procissões realizadas em Leão foram declaradas de Interesse Internacional, e, nestas datas, visitantes de diversas partes do mundo visitam a cidade e participam de suas tradições."


(Fotos de telemóvel)





Sem comentários:

Enviar um comentário

Pereiro, onde as casas morrem com as pessoas!

O bairro do Pereiro foi o da minha criação, assim diria a minha mãe. A senhora Alice tinha uma mercearia no Largo dos Capuchos, mais conheci...