sexta-feira, 10 de maio de 2019

Caminho português, pela costa, em bicicleta, a Santiago de Compostela


Este ano fui experimentar o caminho da costa. A ideia era atravessar as rias e subir primeiro a Finisterra e só depois ir para Santiago.
Parti do Porto. Em Caminha passei o rio de barco, ligeiro porque a maré estava baixa e o ferry não podia, mas foi fácil com o barco/táxi. Segui +- pela costa, direito a Baiona e depois Vigo. Também a ria de Vigo não teve dificuldade de transporte, o ferry lá me levou a Cangas.
De Cangas fui até Bueu esperando aí encontrar barco para Sanxexo, atravessando a ria de Pontevedra, mas não havia. Perguntei pelo porto, deambulei entre barcos e gaivotas... Nada! Solução única: seguir direto a Pontevedra.
A ideia inicial implicava entrar na "península do Grove" e aí voltar a apanhar novo barco até à ilha de Arousa e daí, passando a ria de Arousa, chegar a Insuela e contornar a ria de Muros até Finisterra.
Sem garantias de barcos, abandonei a ideia inicial pois implicava muitos mais kms e tempo.
Em Pontevedra retomei o Caminho até Santiago.
O percurso pela costa é muito bonito e usufruí da presença quase constante do mar. O primeiro dia foi duro com muito vento contra e frio.. No segundo dia ressenti-me... Depois a normalidade regressou.
Fiz em 3 dias e meio.
Aconselho à leitura do site https://www.gronze.com/camino-portugues-costa/informacion antes de se porem ao destino.
Uma nota final para as pessoas que se põem ao Caminho no "espírito de ir a Fátima". Regra geral são pessoas sem preparação física nenhuma, movidas pela ideia de que "a fé move montanhas" e isso paga-se por vezes caro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Crónica de uma corrida

A caminhada ou a corrida na natureza propiciam momentos prazerosos e úteis à saúde física e psíquica. O trail, palavra inglesa que se normal...