terça-feira, 9 de junho de 2020

Guia de visita para um dia em Santarém

O centro histórico de Santarém é testemunho de uma história rica e plural. 
Foi terra de árabes e judeus, colocados extramuros após a conquista de D. Afonso Henriques; Santarém continuou sendo plural nas suas vivências com senhores feudais e campónios, agrários, “gaibéus” e “ratinhos”, burgueses e proletários. A diversidade espelha-se por exemplo nas coletividades centenárias como Sociedade Recreativa Operária ou os Caixeiros
Neste convite para uma visita de um dia deixo-vos sugestões adequadas ao espaço / tempo disponível. As sugestões não passam pela imagem do campino/touro pois entendo-a como construção identitária deslocada da pluralidade cultural histórica e patrimonial.


Ver mais informações e fotos
#10 Milhões de Razões para ficar em Portugal

Passeie devagar, note a presença da azulejaria, o cruzamento do manuelino, do gótico e do maneirismo, aproveite a gastronomia… Quando regressar a casa não deixe de levar bolinhos típicos, os meus preferidos são, sem glúten, os Arrepiados de Almoster.

As sugestões, para um dia são: Sé Catedral e Museu Diocesano, Igreja da Graça, a Igreja de Marvila, a vista exterior da Igreja de S. João de Alporão e Torre das Cabaças, Fonte das Figueiras, a Igreja de Santa Maria de Alcáçovas junto às Portas do Sol e o Centro de Interpretação no seu interior.

Um dos temas mais interessantes em Santarém é a história da aldeia das Caneiras e do Povo Avieiro. Pode conhecer toda a sua história e ver filmes e fotos aqui.

Conheça a história e o património de Santarém clicando aqui.

O mapa turístico de Santarém está aqui.

Mais informações turísticas clique aqui:

No site da CP pode ver os horários dos comboios, as carreiras rápidas de Lisboa estão aqui, e os Expressos estão aqui.
Vítor Franco

3 comentários:

  1. Que saudades tenho da minha terra ... prometo que quando lá voltar, vou visitá-la com "olhos de ver"!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Pereiro, onde as casas morrem com as pessoas!

O bairro do Pereiro foi o da minha criação, assim diria a minha mãe. A senhora Alice tinha uma mercearia no Largo dos Capuchos, mais conheci...