terça-feira, 3 de setembro de 2019
sexta-feira, 5 de julho de 2019
Não tens medo de andar sozinho?
Schlögen, Áustria |
Sou alvo de muitas perguntas sobre esta matéria. A primeira questão que me colocam é:
- Não tens medo de andar sozinho?
O mundo é muito melhor do que o sensacionalismo criminal das TVs indica. A perceção televisiva é que cada desconhecido é um perigo, em verdade é uma oportunidade de convívio e amizade. Em rigor não tenho tido medo, algumas vezes receio. Planeamento e prevenção são as minhas palavras-chave e solução sobre que situação for.
- Já levas tudo planeado onde vais dormir, não é?
Não, em regra só a primeira ou duas primeiras noites, são marcadas previamente. As seguintes são calculadas senão uma previsão de quilometragem – que na maioria das vezes não acontece :). Na última cicloviagem, Danúbio, a primeira noite em acampamento foi gorada por este estar inundado pelo rio. O treino de dormida foi cerca de uma semana dormindo na sala de casa em cima de um simples colchão de trekking [daqueles fininhos] com o saco cama [10 graus] que ia usar.
- E como comes?
Essa é a minha maior dificuldade, até pelo facto de ser intolerante ao glúten. Significa que também isso precisa de algum planeamento e medidas de prevenção. Eu não tenho [ainda] prática de fazer comida em cicloviagem mas barritas, bananas e amendoins costumam fazer-me companhia.
- Já sabes onde vais passar?
Antes de uma cicloviagem leio o suficiente sobre ela até me sentir suficientemente confortável. Tenho uma ideia onde vou passar e o que irei ver, como e quando. Ter uma ideia é isso mesmo, por exemplo: na última viagem não consegui encontrar um campo arqueológico romano em Enns e uns 20 kms antes tive de fazer uma bela subida até ao campo de concentração de Mauthausen.
- Quais as ciclo-viagens que já fizeste?
Rota Vicentina [em equipa], quatro caminhos de Santiago, Caminho Lebaniego/Picos da Europa e Rio Danúbio. Os períodos de viagem variam entre 5 e 18 dias.
- Que medidas técnicas recomendas?
Para além das peças simples de substituição e reparação [pneus com líquido anti-furo, reparadores, pastilhas de travão, câmara, um cabo, um dropot, spray anti-furo], aconselho a que leves luzes, mapsme no telemóvel [com campings e locais a visitar carregados] e gps – deves ter sempre sempre uma redundância no sistema de orientação embora no caminho de Santiago quase nem é preciso nada. A fita-cola conhecida como fita americana pode ser importante, nem que seja para embalar a bike no regresso.
- A questão da língua…
Saber um mínimo de inglês é essencial na Europa, francês em Marrocos, assim como o castelhano. Procura saber dizer palavras-chave na língua do país que vais visitar. Uma ferramenta útil é o Google translator, descarrega primeiro as línguas para teres tradução offline, de outro modo terás de utilizar dados para a tradução.
- E com o dinheiro?
Levo euros em vários “locais” de mais difícil acesso a ladrões, cartão de crédito recarregável Revolut / Mastercard, multibanco / Visa e aplicação Mbway. Nos destinos, se fores ao multibanco procura fazê-lo num interior de agência bancária e não andes com dinheiro à mostra. Não uses objetos de valor à vista, não coloques mochilas ou malas ao lado de ti, ou na cadeira ao lado… O cartão de crédito virtual de uso único pode ser útil para evitares que te tenham acesso à conta. Atenção ao uso de palavras passe em locais de acesso gratuito.
- Saúde?
Na Europa tira previamente o cartão de seguro europeu, faz seguro de viagem e leva medicamentos base ou essenciais como um desinfetante. Para locais onde a água possa ter qualidade duvidosa não se perde teres contigo uns comprimidos desinfetantes e um antibiótico de largo espetro.
- E outras notas básicas?
Se comprares bilhete de avião pela net, faz primeiro limpeza de computador e depois usa a navegação anónima. Se precisares de simular muito tenta usar outras datas e não a que pretendes. Quando te decidires pela data começa por usar um agregador e logo depois o da companhia que escolheres, vai avançando até saberes a certeza da decisão e fazeres a compra. Digitaliza a tua documentação e guarda-a no telemóvel e num e-mail. Tem um bom powerbank.
- Não tens medo de andar sozinho?
O mundo é muito melhor do que o sensacionalismo criminal das TVs indica. A perceção televisiva é que cada desconhecido é um perigo, em verdade é uma oportunidade de convívio e amizade. Em rigor não tenho tido medo, algumas vezes receio. Planeamento e prevenção são as minhas palavras-chave e solução sobre que situação for.
- Já levas tudo planeado onde vais dormir, não é?
Não, em regra só a primeira ou duas primeiras noites, são marcadas previamente. As seguintes são calculadas senão uma previsão de quilometragem – que na maioria das vezes não acontece :). Na última cicloviagem, Danúbio, a primeira noite em acampamento foi gorada por este estar inundado pelo rio. O treino de dormida foi cerca de uma semana dormindo na sala de casa em cima de um simples colchão de trekking [daqueles fininhos] com o saco cama [10 graus] que ia usar.
- E como comes?
Essa é a minha maior dificuldade, até pelo facto de ser intolerante ao glúten. Significa que também isso precisa de algum planeamento e medidas de prevenção. Eu não tenho [ainda] prática de fazer comida em cicloviagem mas barritas, bananas e amendoins costumam fazer-me companhia.
- Já sabes onde vais passar?
Antes de uma cicloviagem leio o suficiente sobre ela até me sentir suficientemente confortável. Tenho uma ideia onde vou passar e o que irei ver, como e quando. Ter uma ideia é isso mesmo, por exemplo: na última viagem não consegui encontrar um campo arqueológico romano em Enns e uns 20 kms antes tive de fazer uma bela subida até ao campo de concentração de Mauthausen.
- Quais as ciclo-viagens que já fizeste?
Rota Vicentina [em equipa], quatro caminhos de Santiago, Caminho Lebaniego/Picos da Europa e Rio Danúbio. Os períodos de viagem variam entre 5 e 18 dias.
- Que medidas técnicas recomendas?
Para além das peças simples de substituição e reparação [pneus com líquido anti-furo, reparadores, pastilhas de travão, câmara, um cabo, um dropot, spray anti-furo], aconselho a que leves luzes, mapsme no telemóvel [com campings e locais a visitar carregados] e gps – deves ter sempre sempre uma redundância no sistema de orientação embora no caminho de Santiago quase nem é preciso nada. A fita-cola conhecida como fita americana pode ser importante, nem que seja para embalar a bike no regresso.
- A questão da língua…
Saber um mínimo de inglês é essencial na Europa, francês em Marrocos, assim como o castelhano. Procura saber dizer palavras-chave na língua do país que vais visitar. Uma ferramenta útil é o Google translator, descarrega primeiro as línguas para teres tradução offline, de outro modo terás de utilizar dados para a tradução.
- E com o dinheiro?
Levo euros em vários “locais” de mais difícil acesso a ladrões, cartão de crédito recarregável Revolut / Mastercard, multibanco / Visa e aplicação Mbway. Nos destinos, se fores ao multibanco procura fazê-lo num interior de agência bancária e não andes com dinheiro à mostra. Não uses objetos de valor à vista, não coloques mochilas ou malas ao lado de ti, ou na cadeira ao lado… O cartão de crédito virtual de uso único pode ser útil para evitares que te tenham acesso à conta. Atenção ao uso de palavras passe em locais de acesso gratuito.
- Saúde?
Na Europa tira previamente o cartão de seguro europeu, faz seguro de viagem e leva medicamentos base ou essenciais como um desinfetante. Para locais onde a água possa ter qualidade duvidosa não se perde teres contigo uns comprimidos desinfetantes e um antibiótico de largo espetro.
- E outras notas básicas?
Se comprares bilhete de avião pela net, faz primeiro limpeza de computador e depois usa a navegação anónima. Se precisares de simular muito tenta usar outras datas e não a que pretendes. Quando te decidires pela data começa por usar um agregador e logo depois o da companhia que escolheres, vai avançando até saberes a certeza da decisão e fazeres a compra. Digitaliza a tua documentação e guarda-a no telemóvel e num e-mail. Tem um bom powerbank.
- Que ganhas nessas viagens?
Conhecimento histórico e social, prazer do contato com a natureza, aprender novas culturas e línguas, visitar imensos locais históricos, percorrer a beleza da vida... Ah, faço muitas perguntas; talvez seja o cicloviajante mais chato e curioso :) :)
Afinal, viajar é a única atividade em que se fica mais rico gastando dinheiro!
sexta-feira, 21 de junho de 2019
De Ingolstadt a Budapeste, percorrendo o Danúbio de bicicleta
Resumo. O percorrido: +- 680kms de bicicleta, 400 de comboio [nomeadamente de Bratislava a Budapeste] e uns 40 de barco; ciclistas: a simpatia nas primeiras palavras; a surpresa: 3º lugar nos +50 anos da Race de Bratislava; a beleza: Abadia de Melk; o melhor: aprender culturas diferentes; o pior: o horror dos campos de concentração nazis; a modernidade: a mobilidade e as ciclovias na Alemanha e Áustria; o prazer: usufruir a natureza; a grande dificuldade: comer sem glúten; os sons inesquecíveis: o concerto de obras de Mozart em Viena e o canto permanente dos pássaros; atração permanente: o rio; cidade referência: Passau; a desilusão sócio-cultural: Budapeste; a confirmação: a pintura de Pieter Bruegel e Viena; exemplos de recuperação arqueológica: a cidade romana de Carnuntum e a aldeia celta em Mitterskirchen; a fragilidade técnica: não ter tenda e alforges impermeáveis; o começo: 28 maio; o fim: 16 junho; o balanço: muito positivo; o desejo: recomeçar um dia, até ao mar Negro!
Mais à frente publicarei notas específicas sobre os campos de concentração, Munique, Enns, Passau, Melk, cidade romana, aldeia celta...
A perspetiva era chegar ao Mar Negro, por motivos vários tive de desistir em Budapeste.
Mais à frente publicarei notas específicas sobre os campos de concentração, Munique, Enns, Passau, Melk, cidade romana, aldeia celta...
A perspetiva era chegar ao Mar Negro, por motivos vários tive de desistir em Budapeste.
Pouco depois de Ingolstadt |
Uma das primeiras "gargantas" do rio |
sábado, 25 de maio de 2019
As margens do Danúbio são lugares de muitas estórias que fazem a história da humanidade.
Previsão de como irá ser montada a bike |
Nascendo na Floresta Negra, na Alemanha, o 2º maior rio da
Europa passa na Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Sérvia, Roménia, Bulgária, Moldávia e Ucrânia.
O seu delta é reserva mundial da biosfera e um
santuário de avifauna e peixe. Embora a maior parte fique do lado romeno
também a Ucrânia partilha parte essencial do delta do rio.
O rio dá acesso de todos estes países ao Mar Negro e
deste, para sul, através do estreito do Bósforo (que separa a parte europeia e
asiática da Turquia e da sua cidade de Istambul) dá acesso ao Mar de Mármara e
depois ao Mar Egeu e deste ao Mediterrâneo. Para norte o acesso marítimo segue
para o mar de Azov através do Estreito de Querche.
Agora acrescente-lhe que a Alemanha construiu um canal
de 171 kms que o liga ao rio Meno e que este desagua no Reno que por sua vez
vai desaguar no Mar do Norte…
Assim, quando falamos do Danúbio, falamos de um rio
altamente estratégico na geopolítica e geografia europeia e até asiática. Isso
fez dele um lugar de disputa e grande circulação de povos, disputas militares e
poderes. O último dos quais foi a guerra dos Balcãs e parte dos seus combates
tiveram foco entre a Croácia e a Sérvia, uma guerra que só foi há 20 anos e de que
restam ainda campos minados, aldeias e casas destruídas.
Perto das suas margens foi construído o Campo de Concentração
de Mauthausen (https://pt.wikipedia.org/wiki/Mauthausen)
cujo musealização perpétua a recordação do horror e do fascismo. Antes visitarei
o de Dachau (https://pt.wikipedia.org/wiki/Campo_de_concentra%C3%A7%C3%A3o_de_Dachau),
perto de Munique, cidade para a qual parto terça-feira de avião.
As margens do Danúbio são, pois, lugares de muitas estórias
que fazem a história da humanidade.
Mas são também lugares seguros e de atração
popular.
A minha intenção é fazer de Ingolstad ao delta do rio
até ao Mar Negro.. Farei em autossuficiência e sozinho – mas encontrarei muita
gente pelo caminho ou trilhos. Dormirei essencialmente em parques de campismo e
comerei onde for possível, não tenho conhecimentos culinários para arriscar
fazer sempre a minha própria comida.
A rota será longa, 2440 kms, mas não é uma “rota BTT” como
a que fiz o ano passado com o Caminho do Norte de Santiago e o Caminho
Lebaniego / Picos da Europa.
A maior dificuldade será de novo a chuva. Junho é o
mês de maior [ou dos maiores] precipitação na Alemanha, Áustria, Sérvia,
Hungria ou Croácia. Se apanhar chuva torrencial talvez seja possível recorrer
ao comboio ou a algum percurso em barco.
Tentarei ir atualizando este blogue e o facebook, mas
não esperem grandes fotos que a aselhice técnica não o permite; também serão
essencialmente de telemóvel.
Então até breve.
sexta-feira, 10 de maio de 2019
Caminho português, pela costa, em bicicleta, a Santiago de Compostela
Parti do Porto. Em Caminha passei o rio de barco, ligeiro porque a maré estava baixa e o ferry não podia, mas foi fácil com o barco/táxi. Segui +- pela costa, direito a Baiona e depois Vigo. Também a ria de Vigo não teve dificuldade de transporte, o ferry lá me levou a Cangas.
De Cangas fui até Bueu esperando aí encontrar barco para Sanxexo, atravessando a ria de Pontevedra, mas não havia. Perguntei pelo porto, deambulei entre barcos e gaivotas... Nada! Solução única: seguir direto a Pontevedra.
A ideia inicial implicava entrar na "península do Grove" e aí voltar a apanhar novo barco até à ilha de Arousa e daí, passando a ria de Arousa, chegar a Insuela e contornar a ria de Muros até Finisterra.
Sem garantias de barcos, abandonei a ideia inicial pois implicava muitos mais kms e tempo.
Em Pontevedra retomei o Caminho até Santiago.
O percurso pela costa é muito bonito e usufruí da presença quase constante do mar. O primeiro dia foi duro com muito vento contra e frio.. No segundo dia ressenti-me... Depois a normalidade regressou.
Fiz em 3 dias e meio.
Aconselho à leitura do site https://www.gronze.com/camino-portugues-costa/informacion antes de se porem ao destino.
Uma nota final para as pessoas que se põem ao Caminho no "espírito de ir a Fátima". Regra geral são pessoas sem preparação física nenhuma, movidas pela ideia de que "a fé move montanhas" e isso paga-se por vezes caro.
quarta-feira, 8 de maio de 2019
4ª Revista Bike Viajante
Clique aqui e descarregue
"Nesta edição:
"Nesta edição:
- Entrevista com o casal de cicloviajantes brasileiros, Dani e Léo (BetterWayBR)
- Entenda um pouco mais sobre pneus.
- Conheça quem está pronto para iniciar uma ciclo viagem.
- Saiba como lidar com a barreira de comunicação
- História de viagem na Argentina."
- História de viagem na Argentina."
- Caso tenha interesse em ajudar este projeto acesse: www.apoia.se/bikeviajante e entenda melhor o projeto deles e as formas de contribuição.
https://drive.google.com/file/d/1sDw5qvqbqBpb8JQRIj3ZXnj6roWO14Pm/view |
Cheguei, cheguei :) Plaza de Obradoiro, Santiago de Compostela, Galiza
Numa das cidade mais belas do mundo. Cheguei a 30 de abril 2019.
Já cá cantam: Caminho Português Central, Caminho da Costa, Caminho Francês desde Burgos, Caminho Lebaniego e Caminho do Norte de Irun a San Vicente de la Barquera.
sábado, 4 de maio de 2019
Técnicas, truques e medidas de segurança para a "bike" na cidade
Traduzido com google a partir do site bikexprt
Este artigo, pela sua simplicidade e pertinência merece ser divulgado o mais amplamente possível.
"
Este artigo, pela sua simplicidade e pertinência merece ser divulgado o mais amplamente possível.
"
- Introdução
Este manual irá ensiná-lo a pedalar em ruas e estradas públicas.
A maioria dos livros sobre ciclismo começa com a seleção de uma bicicleta e acessórios. Este vai ser diferente. Vamos começar com as atitudes dos ciclistas sobre andar na estrada.
- Um bom começo
- Onde andar na estrada
- Guiando através de interseções
- Cruzamentos não padronizados
- Orientando os problemas
- Saber usar os travões
- Pedalando em grupos
- Pedalando em chuva e escuridão
- Formas de lidar com situações difíceis
- Pedalando com confiança
Este manual irá ensiná-lo a pedalar em ruas e estradas públicas.
A maioria dos livros sobre ciclismo começa com a seleção de uma bicicleta e acessórios. Este vai ser diferente. Vamos começar com as atitudes dos ciclistas sobre andar na estrada.
quinta-feira, 2 de maio de 2019
sábado, 27 de abril de 2019
sexta-feira, 26 de abril de 2019
Partida!
Mais um Caminho de Santiago, agora pela costa, com paragem no Porto para encontros com trabalhadores.
terça-feira, 19 de março de 2019
Sapatilhas novas para a rota do rio Danúbio :)
Junho, julho e agosto são meses de chuva pelas terras
alemãs, austríacas… Ao contrário de cá, lá chove no verão. Há que ir preparado
e aproveitando os saldos junta-se o útil ao agradável. Compradas na Ofimoto ao amigo Nuno.
Uma das vantagens da travessa de encaixe embebida na sapatilha
é que a podes usar quer em encaixe no pedal, com as vantagens conhecidas, quer
como passeio ou caminhada.
Segundo a descrição “o trunfo de referência deste modelo
reside no forro impermeável Gore-Tex: contrariamente à maioria dos modelos
resistente à água, não sacrifica a ventilação do pé. Por esta razão, a humidade
corporal é evacuada durante o exercício e a pele seca mantém-se à temperatura
ideal. Sem sufocar, este modelo garante excelentes desempenhos com mau tempo.
Muito aderente, a sola antiderrapante permite-lhe estabilizar o pé, independentemente das condições do terreno. Também encontra uma palmilha Cup que acompanha a morfologia da sua abóbada plantar. A placa flexível aumenta a potência de apoio, absorvendo as ondas de choque sentidas no pedal.
Graças aos atacadores e ao velcro, o ajuste efetua-se facilmente e o pé muito apertado mantém-se apoiado. Adorámos, a resistência do couro da gáspea: para o proteger, o fabricante revestiu a biqueira e o calcanhar (muito solicitados) com borracha, o que proporciona uma proteção suplementar contra impactos”.
Muito aderente, a sola antiderrapante permite-lhe estabilizar o pé, independentemente das condições do terreno. Também encontra uma palmilha Cup que acompanha a morfologia da sua abóbada plantar. A placa flexível aumenta a potência de apoio, absorvendo as ondas de choque sentidas no pedal.
Graças aos atacadores e ao velcro, o ajuste efetua-se facilmente e o pé muito apertado mantém-se apoiado. Adorámos, a resistência do couro da gáspea: para o proteger, o fabricante revestiu a biqueira e o calcanhar (muito solicitados) com borracha, o que proporciona uma proteção suplementar contra impactos”.
domingo, 3 de março de 2019
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019
terça-feira, 12 de fevereiro de 2019
Riscos e atividades físicas em meio natural
Algures no País Basco |
Muitas pessoas me equacionam sobre os perigos de fazer "grandes" cicloviagens sozinho - a minha forma preferida.
Na verdade o perigo existe em todo o lado e em todos os atos, pelo que o essencial dá pelos nomes de planeamento, concentração, avaliação, pensamento permanente em perguntas, ação e medição racional.É importante não nos deixarmos levar pela perceção em desfavor da análise fria da realidade. A porta da minha casa é, teoricamente, um lugar seguro; foi de onde me roubaram um carro que nunca mais apareceu.
Há cicloviagens muitos diferentes e riscos muitos diferentes, tal como nas atividades de montanha.
Um dos artigos fundamentais é este que aqui partilho. É útil para desportistas amadores e para promotores de atividade.
Boas leituras.
Resumo:
"O risco associado às atividades físicas desenvolvidas em ambiente natural pode ser condicionado por muitos fatores em alguns casos de difícil objetivação. Este artigo tem como objetivo fazer uma abordagem conceitual e uma análise dos fatores implícitos nos diferentes componentes que compõem a prática de atividades físicas no ambiente natural. No meio da prática, podemos considerar um conjunto de elementos estáticos e dinâmicos que facilitam a prática de atividades. Suas características, como altura, grau de coesão, velocidade, presença de obstáculos, etc., às vezes acarretam uma limitação, até mesmo um risco quando as associamos a variáveis qualitativas e quantitativas. Outros fatores de risco estudados são aqueles derivados do planejamento das ações e de sua aprendizagem. Em relação a este último ponto, falaremos sobre as características do contínuo temporal-espacial, a irreversibilidade das ações e a adaptação de ações baseadas em um contínuo energético. Por fim, trata da variabilidade que pode existir na avaliação de risco, ou seja, os fatores que influenciam a percepção de uma situação como arriscada."Risco e atividades físicas no ambiente naturaluma abordagem multidimensional
- Autores: Joan Fuster , Beatriz Elizalde
sábado, 9 de fevereiro de 2019
Mercado municipal de Santarém, uma beleza
Foto de Luis Lopes (https://www.facebook.com/LUISLOPES60) |
(descrição site da CMS)
terça-feira, 22 de janeiro de 2019
quarta-feira, 16 de janeiro de 2019
Rota do Rio Danúbio
A planear mais uma rota. O objetivo subiu um pouco.
Vamos ver se se concretiza...
Se alguém se quiser juntar ou mandar sugestões e ajudas ..
Vamos ver se se concretiza...
Se alguém se quiser juntar ou mandar sugestões e ajudas ..
segunda-feira, 26 de novembro de 2018
Aldeias do Xisto: pérolas na natureza
Muitos
cicloviajantes ou mochileiros me perguntam [nos fóruns sociais] sobre conselhos
de visita em Portugal. A maioria referencia Lisboa, Porto e Algarve. Quem gosta
de surf pergunta, por vezes, em Ericeira ou Nazaré e os mais religiosos em
Fátima.
Normalmente, principalmente brasileiros que vivem num enorme país, “pensam” que Portugal é assim um cantinho que se vê em 3 dias; ledo engano!
Esta nota visa desmontar essa imagem de “pequenez” e valorizar o que sai fora do mainstream turístico. A escolha recai nas “longínquas” aldeias do xisto. Propositadamente as fotos estão colocadas sem identificação e de forma aleatória – não me interessa fazer um produto pronto a consumir mas despertar uma vontade de conhecer e isso implica que o viajante procure e pesquize.
Desde a época romana que a presença humana é mais notada, no entanto existem gravuras pré-históricas junto ao rio Zêzere próximo da aldeia de Barroca.
O despovoamento provocado pela fuga à pobreza, a queda dos mitos conservadores e rurais de ocupação do território, foi contrariado recentemente pela reocupação das aldeias muito com base na recuperação das aldeias e no desenvolvimento de projetos de turismo ambiental interessantes.
Embora castigada pelos incêndios a “região” e as suas gentes têm lutado contra a adversidade e construíram programas de muito interesse cultural, ambiental e desportivo: caminhadas, BTT, gastronomia, festas…
Aqui ficam algumas fotos, um vídeo e um site que muito vos pode ajudar na descoberta.
Vídeo da GR 33, Grande Rota do Zêzere, em BTT feito por uma grupo de ciclistas (créditos https://trilhosemfim.blogs.sapo.pt/):
Normalmente, principalmente brasileiros que vivem num enorme país, “pensam” que Portugal é assim um cantinho que se vê em 3 dias; ledo engano!
Esta nota visa desmontar essa imagem de “pequenez” e valorizar o que sai fora do mainstream turístico. A escolha recai nas “longínquas” aldeias do xisto. Propositadamente as fotos estão colocadas sem identificação e de forma aleatória – não me interessa fazer um produto pronto a consumir mas despertar uma vontade de conhecer e isso implica que o viajante procure e pesquize.
Desde a época romana que a presença humana é mais notada, no entanto existem gravuras pré-históricas junto ao rio Zêzere próximo da aldeia de Barroca.
O despovoamento provocado pela fuga à pobreza, a queda dos mitos conservadores e rurais de ocupação do território, foi contrariado recentemente pela reocupação das aldeias muito com base na recuperação das aldeias e no desenvolvimento de projetos de turismo ambiental interessantes.
Embora castigada pelos incêndios a “região” e as suas gentes têm lutado contra a adversidade e construíram programas de muito interesse cultural, ambiental e desportivo: caminhadas, BTT, gastronomia, festas…
Aqui ficam algumas fotos, um vídeo e um site que muito vos pode ajudar na descoberta.
Vídeo da GR 33, Grande Rota do Zêzere, em BTT feito por uma grupo de ciclistas (créditos https://trilhosemfim.blogs.sapo.pt/):
quinta-feira, 18 de outubro de 2018
Revista sobre cicloviagem
Na última edição:
- Entrevista com a cicloturista brasileira de longas viagens, Daiana Pillati
- Descubra as novidades sobre barracas de camping.
- Conheça quem está pronto para iniciar uma ciclo viagem.
- Saiba mais sobre proteção contra o vento para fogareiros.
- Relato de viagem, pelo ciclo turista Igor Sena.
- Caso tenha interesse em nos ajudar acesse: www.apoia.se/bikeviajante e entenda melhor nosso projeto e as formas de contribuição.
Aqui fica o link das três primeiras revistas, são grátis:
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