domingo, 14 de junho de 2020

A história do dinossauro que caiu numa gruta de Santarém


Era uma vez um terópode que corria, marcando pegadas perenes que sobreviveriam à sua espécie, quando (…) de repente (…) desaparece! Para onde teria ido este comilão carnívoro do jurássico médio?

Tinha caído numa gruta em Santarém!

Naquele lugar a que chamam Vale de Mar, nome bom para quem ainda regista dezenas de fósseis marinhos gravados na pedra, em rocha elevada quando as placas tectónicas “andaram a jogar às cavalitas” a água ajudou a cavar algares como o descoberto pelo Sr. Pena com cerca de 50 m de altura.

Para visitar o Algar do Pena é preciso contactar primeiro o Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros [243 400 630, pnsacvisitas@gmail.com]. Se ainda se mantiver encerrado pode ver aqui um filme do mesmo.

As pegadas do grandalhão de 2 toneladas estão bem visíveis ali bem perto do algar, em Vale de Meios. Também registadas em vídeo, que pode ver aqui.

Almoce ou jante numa dos restaurantes das aldeias e aproveite para um passeio.

Visite a aldeia de Vale da Trave. É lá a Associação de Compartes dos Baldios cuja atividade é um bom exemplo de boa utilização do espaço serrano, dinamização local, fomento dos recursos endógenos da serra como as plantas medicinais… Olhe com atenção para a flora, veja lá se descobre esta orquídea cuja morfologia assim se adapta ao polinizador.

Se gosta de BTT deixo-lhe aqui dois tracks: Praia Jurássica e pegadas de dinossauros e Dobrar a Fórnea. E aqui fica o exemplo de uma caminhada de 22 kms. Tanto o BTT como a caminhada necessita de GPS. 

Querem saber mais da história do dinossauro? Terão de visitar a gruta e o seu habitat :) :) 

Este Maciço Calcário Estremenho é só surpresas, mas disso falaremos noutras sugestões de visita. Sugestões de leitura: Portugal em Pedra, Serra de Aire e Candeeiros.

Vítor Franco

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pereiro, onde as casas morrem com as pessoas!

O bairro do Pereiro foi o da minha criação, assim diria a minha mãe. A senhora Alice tinha uma mercearia no Largo dos Capuchos, mais conheci...