quarta-feira, 20 de junho de 2018

Notas republicanas no molhado Caminho do Norte a Santiago de um estado monárquico

Hendaye é País Basco (Euskal Herria), quer dizer, o lado basco do estado francês quando passamos o rio Bidasoa depois da basca Irun. Irun está do lado monárquico, o espanhol; Hendaye está do lado republicano, o francês.
É toda uma diferença. Ora vejam estas fotos:






Os sentimentos republicanos que pareciam “reprimidos” ali estavam em monumentos preservados. A bike passou a ponte sobre o rio Bidasoa, e viu uma placa deteriorada indicando um país mas preservada indicando uma “província”. 







Procurei o albergue de peregrinos. Após guardar a bike dei uma volta por Irun. Parece ser uma cidade bem organizada, planeada,limpa. Muitos jardins e um excelente parque.
O Parque de "Txingudiko Badia" é um aproveitamento das lagoas de S. Lorenzo e Txoriteziko e sua comunicação com a baía, belíssimo. Zonas de prática desportiva com muita gente a participar.




















No dia seguinte comecei por subir o caminho pelo Monte Jaizibel, não usando a sugestão de bicicleta por estrada. Subi pelo trilho dos caminhantes, foi uma “divertida” subida, empurrando a bike à mão, a primeira molha, torrencial ao chegar ao Santuário de Guadalupe.






Santuário de Guadalupe, o pessoal abriga-se da chuva torrencial.
O dia continuou molhado mas belo. Excelente a paisagem na descida para Pasajes de San Juan, um belíssimo lugar tipicamente basco e acolhedor. Pena a chuva persistente.









A chuva era intensa. Numa tasca mudei de roupa, era apenas 10:30h da manhã, já tinha almoçado :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pereiro, onde as casas morrem com as pessoas!

O bairro do Pereiro foi o da minha criação, assim diria a minha mãe. A senhora Alice tinha uma mercearia no Largo dos Capuchos, mais conheci...