terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Chipre, breves momento de beleza, #Lárnaca

Chipre é uma encantadora ilha, encravada nas disputas territoriais. Disputada desde há séculos, pela sua posição estratégica e pela abundância de cobre, a ilha está dividida em lado turco e grego separados por uma zona neutra a chamada zona verde.
A ocupação inglesa exportou procedimentos como o guiar à esquerda e ainda hoje mantêm ocupação militar com duas bases e áreas circundantes sob controlo e jurisdição inglesa.
Esta viagem, que não foi em bicicleta pois não havia tempo, teve como objetivo a maratona de Pafos.
No post de hoje o objetivo é publicar algumas fotos para aliciar uma visita.
Aqui vão:
A lindíssima igreja Panagia Tis Aggeloktisti Kiti, património mundial. Construção religiosa bizantina cuja lenda diz ter sido construída por anjos sobre as ruínas de uma antiga basílica cristã.
Ruínas paleolíticas de Choirokoitia, também património mundial. Raro lugar pré-histórico e dos mais relevantes de todo o Mediterrâneo Oriental, património mundial desde 1998.
Pôr do sol no Lago Salgado. Lárnaca. Tem uma lenda interessante. Terá sido criado por Lázaro que, após ressuscitado, veio viver para o Chipre. Terá transformado uma vinha num lago salgado por a dona ter-lhe recusado uvas.
Igreja de S. Lázaro, onde se guardam ainda relíquias de S. Lázaro, é local de culto permanente e ida regular para rezar. Lázaro foi bispo de Kition a cidade que deu origem a Lárnaca.
#Chipre1
Vítor Franco







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sábado, 30 de outubro de 2021

“ABC” de uma viagem em bicicleta pelo Canal du Midi

A bicicleta e o canal

1. O que é o Canal du Midi?

Texto de abordagens sintéticas, pois sou adepto da pesquisa de cada pessoa; a pesquisa e a preparação fazem parte da descoberta e do interesse em construir a viagem que mais se gosta. Os links dão a complementaridade necessária. Este é o texto que enquadra o essencial da viagem.

Construído no século XVII o Canal du Midi é uma extraordinária obra, património mundial, que é hoje uma referência turística e ecológica do sul de França.

Percorrer o canal é também uma visita à medieval história dos cátaros e ao seu extermínio pelas invasões das cruzadas da igreja católica romana. É também trazer à memória a tragédia que foi o ditador Franco de Espanha, a fuga de centenas de milhares de republicanos espanhóis homenageados na histórica vila circular de Bram onde existiu um campo de acolhimento.

São imensos os factos históricos que merecem visita e conhecimento, mas também a boa gastronomia com o vinho a acompanhar os pratos típicos. O cassoulet é imperdível, de preferência acompanhado de tinto! Na “batalha” reivindicativa da lenda que deu origem ao prato opõem-se Castelnaudary [o coração da construção do Canal du Midi com o seu grande lago: a“Grande Tigela”] e a líndissina Carcassonne em cujo castelo fiz um vídeo.

O Canal pode ser percorrido como quiser: a pé, de bicicleta ou de barco. São muitos os parques de campismo, os barcos hoteleiros, as zonas de apoio… Tudo depende do gosto, da possibilidade económica e física e até do conceito de viagem de cada pessoa. As muitas hiperligações que faço ajudarão as escolhas e cada pessoa definir a sua viagem.

Carcassonne, património mundial

2. Beleza e percurso.

A região do Sul de França é muito interessante. Ali se cruzam civilizações, disputas económicas e religiosas, línguas e culturas. Já ouviu falar na língua occitana, da Occitania? E no pastel?

A religião cátara, apesar de extinta, ainda hoje marca presença na monumentalidade e na cultura. Descubra porque os cátaros eram vegetarianos e defendiam “a terra a quem a trabalha”, sendo oponentes da propriedade privada. Os cátaros, massacrados pelas cruzadas da igreja católica romana, reagiram contra a inquisição e vingaram-se em Avignonet.

A viagem começou em Toulouse, para onde fui de avião, seguindo-se lugares muito interessantes até Castelnaudary onde a bicicleta avariou e tive de ir de comboio para a cidade património mundial Carcassonne onde foi reparada. Prosseguindo os trilhos (…) perto da aldeia de La Somail [que tem uma das melhores e mais famosas livrarias de livros antigos do mundo] fiz um desvio para norte, para Minerve – uma das aldeias mais belas da França. Após dois dias em Minerve, retomei o canal e fiz novo desvio, agora a sul, para uma ida à Abadia de Fontfroide. Após visitar a abadia segui então para Narbonne onde dormi; a vinda de Cesseras / Minerve para Fontfroide e depois Narbonne até Bézier foram os dias mais duros: vento contra, chuva e frio. A partida de Narbonne fez-se, à chuva, pelo Canal de Robine; obras no Canal obrigaram-me a voltar atrás e, debaixo de fome e chuva, apanhei a estrada para Cuxac-d’Aude onde uma francesa me ofereceu comer [ver relato no face]. Retomei o Canal du Midi em Capestang e daí até Bézier. Aprecie Bézier de longe, junto às lindas e famosas 9 Écluses de Fonseranes.

Passar entre o Mediterrâneo e a Lagoa de Thau é um privilégio de contato maravilhoso com a natureza e as milhares de aves, em particular flamingos. Chegar a Sète é chegar à meta, a um grande porto e uma cidade dinâmica.

Oficialmente, o Canal du Midi termina na lagoa e em Sète. Eu segui para a linda vila fortificada de Aigues Mortes e fiquei em Vauvert. Depois foi comboio: Nimes, Arles, de bicicleta subindo à bonita Les Baux-de-Provence e ao sensacional Carrieres de Lumieres e depois comboio de Arles [onde, no coliseu romano, gravei este vídeo para o jornal Mais Ribatejo] a Marselha com volta de avião…

Vista para Béziers

3. Porquê a opção de fazer em bicicleta?

A bicicleta permite uma liberdade de movimentos e acesso a locais só assim possíveis. Ela implica outra logística, outros equipamentos, mas a solução isso ganha-se com a prática.

A chegada implica levar a bicicleta desmontada [o Edu mostra aqui uma superproteção] em caixa e remontar à chegada. O aeroporto de Toulouse, que tem voos diretos de Lisboa, é pequeno e simples – mas fiquei com a noção de que as descargas não funcionam bem: a minha bicicleta não aparecia nas bagagens fora de formato e foi descoberta por um funcionário num elevador ??!!

Para o acesso à cidade rosa aconselho o metro de superfície, o Tram, que parte logo em frente ao aeroporto e tem máquinas de compra de bilhete.

Para Lisboa voltei de avião de Marselha, também um aeroporto de fácil acesso a partir da estação ferroviária de Vitrolles Aéroport e logo na estação a ligação rodoviária gratuita pela Navette Aeroport. No próprio aeroporto há serviço de bagagens, a Safe Bag, que vende a caixa de cartão para a bicicleta a 25€. Por precaução leva um rolo de fita adesiva larga

Comer é para mim um desafio devido à intolerância ao glúten, mas pode-se comer bem pagando 5 a 10€ a mais do que seria em Portugal. Para dormir eu partilhei a rede de ciclistas viajantes warmshowers e hotéis baratos. Apesar de levar tenda não a usei, até porque as noites estavam frias e algumas noites choveu.  

 Maison Carrée, templo romano, Nimes

4. Os percursos, links os receios.

Descrevo cada lugar em particular, ver os links no fim, por certo aumentará o seu prazer de descoberta. Os muitos links, as fotos e vídeos por certo cativarão a sua visita!

Até Sète demorei 10 dias, viajando nas calmas, em segurança, conhecendo os locais e aprendendo a sua cultura.

O mundo não é tão perigoso como se pensa, há muitas pessoas solidárias que se oferecem para ajudar ou até só conversar. Quando, por cá, as pessoas me abordam falam quase sempre do medo de viajar sozinho por lugares desconhecidos, o receio de “acontecer alguma coisa”, a insegurança de não se ter tudo definido à partida. Amig@s, não tenham receio.

Em toda a Europa há serviços públicos de saúde que podem usar com o também gratuito Cartão Europeu de Seguro de Doença. É claro que é preciso ter os cuidados que também aqui devem ser usados.

Eu faço de cada viagem uma aprendizagem, o prazer de conhecer. Fica aqui o desafio: experimente viajar em bicicleta!

Bicicleta avariou em Castelnaudary, comboio até Carcassonne







Publicação 1 chegada a Toulouse;

Publicação 2, belezas em Toulouse;

Publicação 3, como bem se faz a ligação ao rio;

Publicações 4, 5 e 6 o a beleza do Canal;

Publicação 7, a linda Carcassonne;

Publicação 8, imagens que parecem pinturas;

Publicação 9, de Carcassonne a Cesseras com almoço em Trèbes, aldeia das flores;

Publicação 10, das grutas, canyon e aldeia medieval de Minerve;

Publicação 11, da aldeia de Le Somail à abadia de Fontfroide;

Publicação 12, da chuva e da lama ao reavivar da “Liga dos Justos”;

Publicação 13, chegada a Sète, os percursos, o fim oficial do Canal du Midi

Publicação 14, espetaculares vistas à beira mar nas ciclovias de l’Hérault;

Publicação 15, a cidade romana de Nimes;

Publicação 16, na arena romana de Arles, do mitraísmo romano às touradas de hoje;

Publicação 17, a bela Arelate;

Publicação 18, Abadia de Montmajour, BTT nos moinhos com a equipa de Fontvieillie, subindo a Les Baux-de-Provence e a sensacional #carrieresdelumieres;

Publicação 19, a despedida em Marselha;

Publicação 20, do Canal du Midi para o jornal Mais Ribatejo.

 

Fim de viagem a 10 de outubro de 2021.

Vítor Franco

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Para abrir o apetite. Canal du Midi 2

O Canal du Midi é uma excelente viagem para se fazer de bicicleta, de barco ou até a pé. Quem não puder, pode fazê-lo de carro mas fica privado de muita beleza.
Percorrer o canal é também uma visita à história dos cátaros e ao seu extermínio pelas invasões das cruzadas da igreja católica romana, à fuga de centenas de milhares de republicanos espanhóis dos assassinatos em massa feitos pelas tropas de Franco, à história e à beleza de Toulouse, Carcassonne, Séte...
Percorrer o canal é perceber como uma excelente ideia do século XVII pode ser hoje património mundial e um exemplo da proteção da natureza e do turismo sustentável.
Nas próximas publicações detalharemos as belezas...
À saída de Toulouse




O Canal passa por cima do rio






Outubro de 2021
Vítor Franco

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Canal du Midi 1

É a primeira vez que farei uma cicloviagem pós-verão. Há desafios novos: mais frio, chuva e vento. Também os parques de campismo reduzem ou fecham a atividade. Vou tentar recorrer à rede solidária de cicloviajantes warmshowers. Provavelmente precisarei de comprar uma boa tenda de trecking e um saco cama zero graus... Veremos...

Também há vantagens: há menos gente na estrada ou nos trilhos, assim como nos lugares turísticos. As cores outonais trazem outra beleza que um bom fotógrafo tiraria partido. Fraco fotógrafo limitar-me-ei a fotografar com Gopro e telemóvel mediano. 

A bicicleta já está a receber adaptações: uma bolsa de quadro impermeável e outra de volante tipo bikepaking. Falta um suporte dianteiro... Fiz uma uniformização de tudo quanto necessita energia para poupar em equipamentos, agora é tudo carregado por usb a partir uma powerbank 20 000... 

O percurso começa em Toulouse e seguirá próximo do canal até ao Mediterrâneo, depois subirei para norte, Montpellier, Nimes, Vers-Pon-du-Gard, Avinhon, aldeias em serras da Provença, descer para Arles e seguir para Marselha, com desvios para visitar lugares património mundial ou de interesse histórico, ambiental ou cultural, é o plano. Tudo dependerá do tempo (frio, chuva...)

Prometo uns vídeos interessantes...

A partir do dia 27 haverão notícias. Aqui ficam algumas fotos, por quem as sabe tirar.




Carcassonne (foto de autor desconhecido)

Vítor Franco

terça-feira, 7 de setembro de 2021

De bicicleta em Porto Santo, dia 2



Com um atraso mas cá vai.

A ilha tem mais atrativos do que o se pensa. É preciso fazer devagar e apreciar.  Reserva da biosfera da UNESCO desde 28 de outubro de 2020 tem características próprias em que a [falta de] água desempenha papel histórico.

De pouco ou quase nada resta dos fortes construídos para defesa da ilha, salva-se a ida ao Forte do Pico da Ilha do Porto Santo.

Podia fazer-vos um descritivo, hoje não eh eh eh…

Deixo só as fotos para vos aguçar o apetite…


















Vítor Franco







Pereiro, onde as casas morrem com as pessoas!

O bairro do Pereiro foi o da minha criação, assim diria a minha mãe. A senhora Alice tinha uma mercearia no Largo dos Capuchos, mais conheci...