quarta-feira, 27 de novembro de 2019
segunda-feira, 25 de novembro de 2019
De bicicleta pelas aldeias avieiras
Porto na aldeia da Palhota, foto [e bicicleta] de Vítor Franco |
Um passeio de bicicleta pode ter o privilégio de ser uma
comunhão de desporto, cultura e contato com a natureza. Há um pequeno percurso
que assim o é: ligar a aldeia de Caneiras ao Porto da Palha.
O percurso é hoje comum ao Caminho de Santiago pelo que oportunidades para uma boa conversa não faltam.
Crédito de foto: Associação de Amigos das Caneiras |
Caneiras e Porto da Palha são algumas das aldeias avieiras
da região e é sempre um prazer visitá-las e trocar uns dedos de conversa com as
pessoas mais idosas.
Foto de Caneiras, crédito no site Associação de Amigos das Caneiras |
Porto da Palha, Foto [e bicicleta] de Vítor Franco |
As aldeias têm origem na migração dos pescadores da Vieira
de Leiria que procuraram no Tejo o sustento que o mar bravio da costa Oeste
lhes negava no inverno. Aqui chegavam contornando a costa de barco e subindo o
rio ou transportando este em carroças. Aqui chegavam com “um pouco de quase
nada”, convocados pelo sustento de um rio que lhes mataria a fome… Vivenciando
no barco todas as necessidades humanas, o povo avieiro foi um exemplo de um querer
humano ímpar…
Créditos de Foto: Maria de Lurdes Farinha, peça de teatro "Gente do nosso pano" de José Gaspar |
Neles se inspirou um grande escritor português: Alves Redol. Médico de formação, escritor de paixão, cedo partilhou as vivências de um povo pobre numa região a que foi dado o nome de Ribatejo. Entre lezírias inundáveis, um bairro mais “industrializado” e uma charneca de grandes propriedades o Ribatejo foi inspiração multifacetada para um escritor expoente do neo-realismo.
Capa de livro, editora Bertrand |
Imbricado com a vida do povo, vivendo com ele como o fez na
aldeia da Palhota para escrever Avieiros, Alves redol sofreu a repressão e a
prisão fascista mas deixou-nos imensas estórias que fazem uma história
maravilhosa dos povos, culturas e vivências do Ribatejo. Estas culturas plurais,
que tornam o mito “toureiro / campino / forcado” uma minudência, podem ser
recordados em viagens de bicicleta.
Aqui, o objetivo é convocar a vossa curiosidade para o
passado e o presente. Documentários, fotos e links para sites ajudar-te-ão a um
olhar de prazer e admiração.Clique em ler mais e "delicie-se".
Vítor Franco
quarta-feira, 2 de outubro de 2019
Estórias do Danúbio: a caixa de revistas pornográficas
Rio Danúbio tinha inundado as margens |
Este foi talvez o dia mais engraçado versus peripécias:
1ª Estava em dormida solidária em Eching. Depois de dois dias de visita a Munique e Dachau chegou o dia de partir de bike rumo ao Danúbio. Estação de comboio de Eching: ops, não consigo tirar o bilhete para a bicicleta nas máquinas automáticas, alternativa tirar só bilhete para mim e sujeitar-me a multa se for apanhado… Penso: isto na Alemanha disciplinada é muito mal visto… Pois, volto a tentar noutra máquina, e noutra… Os comboios vão passando… Vou arriscar… Uff, safei-me…
2ª Na enorme estação de comboio de Munique estava uma “pilha” de gente. Pessoas, carros de bagagem e bicicletas passavam-me pela esquerda e pela direita, quase parecia a “medina de Marraquexe” eh eh eh, procuro um canto e fico a observar as pessoas, tento descobrir o WC, era ao fim das escadas… Uff, não vou descer isto com a bike… Aguentei… Começo a dar umas voltas pela estação: onde estaria a bilheteira? Foi fácil encontrá-la, esperava uma fila gigante mas os atendimentos eram muitos e fui logo atendido. Pedi um bilhete para Ingolstadt, a menina tinha dificuldade em entender mas lá foi. Bilhete para bicicleta e para mim, fez uma bola na hora de partida e no cais de embarque. Porreiro, penso, é fácil. Meia hora antes já estava no cais nº 2. O comboio chega e sai imensa gente, imensa gente começa a entrar… procuro o símbolo da bicicleta nas carruagens, não o vejo… Deixo as pessoas entrarem e vou tentar entrar com a bike. Ops… apitos incessantes… Uma funcionária exaltada apitava-me e ralhava comigo, em alemão claro. Claro está que percebia tudo eh eh eh, népias… Afinal aquele comboio não admitia bicicletas, mostro-lhe os bilhetes, era aquela hora, aquele cais e aquele comboio… Ralhou mais… Chegou-se um outro funcionário que me explicou então que teria de tomar outro comboio embora o destino fosse o mesmo, indicou-me o cais… A “apitadeira-ralhadeira” foi dar partida ao comboio… Mudei de cais, esperei… E eu sem urinar… Prendi a bike com cadeados num separador e fui aliviar a bexiga, uff,
3ª Eram 13h, 12h de cá, tinha-me levantado às 6h de lá, a fome apertava. As bolachas de arroz e as bananas já estavam a cargo do suco gástrico há um tempo… Só estaria em Ingolstadt por volta da 14h… Conclusão: tinha de violar uma regra! Após aturada reflexão concretizo a violação: duas carcaças grandes com queixo, tomate, chourição, dois croissants e um sumo. Regra violada: estava a comer glúten… Mas um intestino sportinguista, mesmo intolerante, está habituado às dificuldades, aguentou…
O Danúbio em Ingolstadt |
4ª Ingolstadt, saio do comboio, espero ver os passageiros sair para saber onde era a saída e lá vou. Finalmente comecei a pedalar, sigo a direção do rio, num cruzamento vejo uma senhora aproximar-se, ruiva, vejo uns olhos azuis muito brilhantes e umas pintinhas na cara, uff, ciclista sofre, uff, pergunto e indica-me o caminho, apanho o rio, Eurovelo 6 indica uma placa, perfeito, faço cerca de 20 kms, o canto das aves é permanente, passo por um grupo acampado junto ao caminho, todos de negro e com várias bandeiras negras de cruz celta muito usadas por grupos de extrema-direita, finjo que não os vejo, sigo, tiro o telemóvel e faço um direto no facebook para partilhar a beleza da natureza…
Central térmica |
6ª Recomeço a pedalar, subo para retomar a estrada principal de novo, no cruzamento encontro um casal em bicicletas, deveriam estar na casa dos 50 anos, deviam ser de perto pois nem água traziam, riam muito a ver uma revista, chego perto, olho, estava um caixote cheio de revistas pornográficas no chão, riam-se, demoraram a dar por mim, riam-se, quando dão por mim meto conversa, sou português, começo sempre assim: “sou português e não sei bem a língua alemã”, deixam de rir, explico de onde vinha e pergunto por um parque de campismo, simpáticos explicam, só tinha que seguir até Essing e cortar à esquerda até encontrar um parque. Retomo a pedalada, sempre a subir, floresta de um lado e outro, mal sabia eu que no dia a seguir a teria de subir à mão por trilhos de lama(...)
e arvoredo fechado,
começo a descer e corto à esquerda para Essing, continuo pedalando, não vejo o parque de campismo, volto para trás, deveria ter entrado entre o rio Naab e um seu canal, apanho o trilho e chego ao camping de Landgasthof Kastlhof.
domingo, 15 de setembro de 2019
A independência de Portugal também se deve aos catalães
Quando em 1 de Dezembro de 1640, o secretário de Estado Miguel de Vasconcelos foi lançado pela janela do Paço Real de Lisboa e a vice-rainha de Portugal foi “guardada em recato” deu-se a declaração da restauração da independência do nosso país.
Mas esse ano regista também a morte de um segador [em português: ceifeiro] na Catalunha, daí a morte do líder do principado e posterior guerra Espanha – França. Em 26 de janeiro de 1941 a República Catalã declara-se independente; mais tarde fica sob protetorado da França. A guerra dura 30 anos. Após ter recuperado a Catalunha, Castela, já exausta, lança-se a Portugal. Após escaramuças, batalhas, golpes (…) a paz só acaba sendo assinada em 1668. Olivença continuará ocupada por Espanha. Portugal tinha ganho tempo para agrupar forças e beneficiado da revolta catalã.
A tentativa dos catalães se libertarem da opressão castelhana coincidiu com a portuguesa – por certo propositadamente. A diferença é que a rica Catalunha era prioritária e só em 1652 a França abdicou das suas “pretensões” tendo mesmo assim ficado com a chamada Catalunha do Norte.
Em 1873 um Estado Catalão é proclamado e integrado na Primeira República Espanhola. Em 1931 a República Catalã proclama-se como parte autónoma na Segunda República Espanhola.
Em janeiro de 1939 a República Catalã sucumbiria ao ataque das forças fascistas de Franco apoiadas por Hitler e Mussolini. Pouco tempo depois cairia Madrid. 500.000 mortos depois. Começaria a longa noite das trevas nos países do estado vizinho…
Estas notas, híper-resumidas são suficientemente elucidativas para se perceber que a história ibérica não é só uma “birra” entre os valentes lusitanos e aqueles de onde “não vem nem bom vento nem bom casamento”.
Há uns anos visitei o excelente Museu da História da Catalunha (http://www.mhcat.cat/), num périplo que fiz pelo país. Tal como no País Basco há uma cultura própria bastante distinta e isso é patente nesse museu.
A Catalunha é um território definido, tem uma língua própria, uma história e uma identidade próprias. Até o domínio na net não acaba em .es mas em .cat.
O que se coloca agora em questão é: porque é que o Estado Espanhol não autoriza um referendo à independência da Catalunha? Que receio têm as forças espanholistas do voto democrático e livre se até dizem ser a maioria? Porque é que no século XXI se recorre à prisão política de pessoas só porque tentaram organizar um referendo não tendo praticado qualquer ato violento?
Na minha opinião, o “espanholismo” enquanto corrente ideológica que quer ser autoritária sobre os restantes povos da Península Ibérica não perdoa a quem deseja o elementar direito a decidir. O “espanholismo” ainda hoje é expressão organizada de uma força económica, “feudal” e burguesa ao mesmo tempo, dominadora das riquezas de outros povos de que a Catalunha é exemplo.
Na Catalunha, a disputa pelo direito a decidir ter ou não a sua Nação junta sectores sociais e económicos muito vastos – e isso só é possível quando as raízes são muito fundas.
Afinal, no século XXI, a democracia ainda é tão difícil! A democracia ainda mete tanto medo que se prendem democratas!
Deixo-vos com a música e a letra do hino da Catalunha, Els Segadors, e com o apelo de Pep Guardiola:
“Apelamos à comunidade internacional para que se posicione claramente a favor da resolução deste conflito na base do diálogo e o respeito. Só há um caminho: sentarem-se a falar”.
https://www.youtube.com/watch?v=kBlj25XgFgA
Vítor Franco
terça-feira, 3 de setembro de 2019
sexta-feira, 5 de julho de 2019
Não tens medo de andar sozinho?
Schlögen, Áustria |
Sou alvo de muitas perguntas sobre esta matéria. A primeira questão que me colocam é:
- Não tens medo de andar sozinho?
O mundo é muito melhor do que o sensacionalismo criminal das TVs indica. A perceção televisiva é que cada desconhecido é um perigo, em verdade é uma oportunidade de convívio e amizade. Em rigor não tenho tido medo, algumas vezes receio. Planeamento e prevenção são as minhas palavras-chave e solução sobre que situação for.
- Já levas tudo planeado onde vais dormir, não é?
Não, em regra só a primeira ou duas primeiras noites, são marcadas previamente. As seguintes são calculadas senão uma previsão de quilometragem – que na maioria das vezes não acontece :). Na última cicloviagem, Danúbio, a primeira noite em acampamento foi gorada por este estar inundado pelo rio. O treino de dormida foi cerca de uma semana dormindo na sala de casa em cima de um simples colchão de trekking [daqueles fininhos] com o saco cama [10 graus] que ia usar.
- E como comes?
Essa é a minha maior dificuldade, até pelo facto de ser intolerante ao glúten. Significa que também isso precisa de algum planeamento e medidas de prevenção. Eu não tenho [ainda] prática de fazer comida em cicloviagem mas barritas, bananas e amendoins costumam fazer-me companhia.
- Já sabes onde vais passar?
Antes de uma cicloviagem leio o suficiente sobre ela até me sentir suficientemente confortável. Tenho uma ideia onde vou passar e o que irei ver, como e quando. Ter uma ideia é isso mesmo, por exemplo: na última viagem não consegui encontrar um campo arqueológico romano em Enns e uns 20 kms antes tive de fazer uma bela subida até ao campo de concentração de Mauthausen.
- Quais as ciclo-viagens que já fizeste?
Rota Vicentina [em equipa], quatro caminhos de Santiago, Caminho Lebaniego/Picos da Europa e Rio Danúbio. Os períodos de viagem variam entre 5 e 18 dias.
- Que medidas técnicas recomendas?
Para além das peças simples de substituição e reparação [pneus com líquido anti-furo, reparadores, pastilhas de travão, câmara, um cabo, um dropot, spray anti-furo], aconselho a que leves luzes, mapsme no telemóvel [com campings e locais a visitar carregados] e gps – deves ter sempre sempre uma redundância no sistema de orientação embora no caminho de Santiago quase nem é preciso nada. A fita-cola conhecida como fita americana pode ser importante, nem que seja para embalar a bike no regresso.
- A questão da língua…
Saber um mínimo de inglês é essencial na Europa, francês em Marrocos, assim como o castelhano. Procura saber dizer palavras-chave na língua do país que vais visitar. Uma ferramenta útil é o Google translator, descarrega primeiro as línguas para teres tradução offline, de outro modo terás de utilizar dados para a tradução.
- E com o dinheiro?
Levo euros em vários “locais” de mais difícil acesso a ladrões, cartão de crédito recarregável Revolut / Mastercard, multibanco / Visa e aplicação Mbway. Nos destinos, se fores ao multibanco procura fazê-lo num interior de agência bancária e não andes com dinheiro à mostra. Não uses objetos de valor à vista, não coloques mochilas ou malas ao lado de ti, ou na cadeira ao lado… O cartão de crédito virtual de uso único pode ser útil para evitares que te tenham acesso à conta. Atenção ao uso de palavras passe em locais de acesso gratuito.
- Saúde?
Na Europa tira previamente o cartão de seguro europeu, faz seguro de viagem e leva medicamentos base ou essenciais como um desinfetante. Para locais onde a água possa ter qualidade duvidosa não se perde teres contigo uns comprimidos desinfetantes e um antibiótico de largo espetro.
- E outras notas básicas?
Se comprares bilhete de avião pela net, faz primeiro limpeza de computador e depois usa a navegação anónima. Se precisares de simular muito tenta usar outras datas e não a que pretendes. Quando te decidires pela data começa por usar um agregador e logo depois o da companhia que escolheres, vai avançando até saberes a certeza da decisão e fazeres a compra. Digitaliza a tua documentação e guarda-a no telemóvel e num e-mail. Tem um bom powerbank.
- Não tens medo de andar sozinho?
O mundo é muito melhor do que o sensacionalismo criminal das TVs indica. A perceção televisiva é que cada desconhecido é um perigo, em verdade é uma oportunidade de convívio e amizade. Em rigor não tenho tido medo, algumas vezes receio. Planeamento e prevenção são as minhas palavras-chave e solução sobre que situação for.
- Já levas tudo planeado onde vais dormir, não é?
Não, em regra só a primeira ou duas primeiras noites, são marcadas previamente. As seguintes são calculadas senão uma previsão de quilometragem – que na maioria das vezes não acontece :). Na última cicloviagem, Danúbio, a primeira noite em acampamento foi gorada por este estar inundado pelo rio. O treino de dormida foi cerca de uma semana dormindo na sala de casa em cima de um simples colchão de trekking [daqueles fininhos] com o saco cama [10 graus] que ia usar.
- E como comes?
Essa é a minha maior dificuldade, até pelo facto de ser intolerante ao glúten. Significa que também isso precisa de algum planeamento e medidas de prevenção. Eu não tenho [ainda] prática de fazer comida em cicloviagem mas barritas, bananas e amendoins costumam fazer-me companhia.
- Já sabes onde vais passar?
Antes de uma cicloviagem leio o suficiente sobre ela até me sentir suficientemente confortável. Tenho uma ideia onde vou passar e o que irei ver, como e quando. Ter uma ideia é isso mesmo, por exemplo: na última viagem não consegui encontrar um campo arqueológico romano em Enns e uns 20 kms antes tive de fazer uma bela subida até ao campo de concentração de Mauthausen.
- Quais as ciclo-viagens que já fizeste?
Rota Vicentina [em equipa], quatro caminhos de Santiago, Caminho Lebaniego/Picos da Europa e Rio Danúbio. Os períodos de viagem variam entre 5 e 18 dias.
- Que medidas técnicas recomendas?
Para além das peças simples de substituição e reparação [pneus com líquido anti-furo, reparadores, pastilhas de travão, câmara, um cabo, um dropot, spray anti-furo], aconselho a que leves luzes, mapsme no telemóvel [com campings e locais a visitar carregados] e gps – deves ter sempre sempre uma redundância no sistema de orientação embora no caminho de Santiago quase nem é preciso nada. A fita-cola conhecida como fita americana pode ser importante, nem que seja para embalar a bike no regresso.
- A questão da língua…
Saber um mínimo de inglês é essencial na Europa, francês em Marrocos, assim como o castelhano. Procura saber dizer palavras-chave na língua do país que vais visitar. Uma ferramenta útil é o Google translator, descarrega primeiro as línguas para teres tradução offline, de outro modo terás de utilizar dados para a tradução.
- E com o dinheiro?
Levo euros em vários “locais” de mais difícil acesso a ladrões, cartão de crédito recarregável Revolut / Mastercard, multibanco / Visa e aplicação Mbway. Nos destinos, se fores ao multibanco procura fazê-lo num interior de agência bancária e não andes com dinheiro à mostra. Não uses objetos de valor à vista, não coloques mochilas ou malas ao lado de ti, ou na cadeira ao lado… O cartão de crédito virtual de uso único pode ser útil para evitares que te tenham acesso à conta. Atenção ao uso de palavras passe em locais de acesso gratuito.
- Saúde?
Na Europa tira previamente o cartão de seguro europeu, faz seguro de viagem e leva medicamentos base ou essenciais como um desinfetante. Para locais onde a água possa ter qualidade duvidosa não se perde teres contigo uns comprimidos desinfetantes e um antibiótico de largo espetro.
- E outras notas básicas?
Se comprares bilhete de avião pela net, faz primeiro limpeza de computador e depois usa a navegação anónima. Se precisares de simular muito tenta usar outras datas e não a que pretendes. Quando te decidires pela data começa por usar um agregador e logo depois o da companhia que escolheres, vai avançando até saberes a certeza da decisão e fazeres a compra. Digitaliza a tua documentação e guarda-a no telemóvel e num e-mail. Tem um bom powerbank.
- Que ganhas nessas viagens?
Conhecimento histórico e social, prazer do contato com a natureza, aprender novas culturas e línguas, visitar imensos locais históricos, percorrer a beleza da vida... Ah, faço muitas perguntas; talvez seja o cicloviajante mais chato e curioso :) :)
Afinal, viajar é a única atividade em que se fica mais rico gastando dinheiro!
sexta-feira, 21 de junho de 2019
De Ingolstadt a Budapeste, percorrendo o Danúbio de bicicleta
Resumo. O percorrido: +- 680kms de bicicleta, 400 de comboio [nomeadamente de Bratislava a Budapeste] e uns 40 de barco; ciclistas: a simpatia nas primeiras palavras; a surpresa: 3º lugar nos +50 anos da Race de Bratislava; a beleza: Abadia de Melk; o melhor: aprender culturas diferentes; o pior: o horror dos campos de concentração nazis; a modernidade: a mobilidade e as ciclovias na Alemanha e Áustria; o prazer: usufruir a natureza; a grande dificuldade: comer sem glúten; os sons inesquecíveis: o concerto de obras de Mozart em Viena e o canto permanente dos pássaros; atração permanente: o rio; cidade referência: Passau; a desilusão sócio-cultural: Budapeste; a confirmação: a pintura de Pieter Bruegel e Viena; exemplos de recuperação arqueológica: a cidade romana de Carnuntum e a aldeia celta em Mitterskirchen; a fragilidade técnica: não ter tenda e alforges impermeáveis; o começo: 28 maio; o fim: 16 junho; o balanço: muito positivo; o desejo: recomeçar um dia, até ao mar Negro!
Mais à frente publicarei notas específicas sobre os campos de concentração, Munique, Enns, Passau, Melk, cidade romana, aldeia celta...
A perspetiva era chegar ao Mar Negro, por motivos vários tive de desistir em Budapeste.
Mais à frente publicarei notas específicas sobre os campos de concentração, Munique, Enns, Passau, Melk, cidade romana, aldeia celta...
A perspetiva era chegar ao Mar Negro, por motivos vários tive de desistir em Budapeste.
Pouco depois de Ingolstadt |
Uma das primeiras "gargantas" do rio |
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